Jacobina Mineração premia empresas e profissionais terceirizados por ações de ESG

Reconhecimento é por iniciativas relacionadas às áreas de Saúde, Segurança, Meio Ambiente e Responsabilidade Social

Por Conexão Mineral 16/02/2024 - 19:27 hs
Foto: Jacobina Mineração
Jacobina Mineração premia empresas e profissionais terceirizados por ações de ESG
Principal objetivo da premiação é promover uma cultura unificada na JMC

A Jacobina Mineração realizou este mês a edição 2023 do Prêmio de Reconhecimento de Desempenho de Contratadas, com o reconhecimento de três profissionais e 15 empresas que prestam serviços à Companhia. Os profissionais foram reconhecidos pela atuação na área de Serviço Especializado de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT), três empresas foram premiadas por suas iniciativas em ações sociais e 15 prestadoras por terem se destacado nas áreas de Saúde, Segurança e Meio Ambiente (SSMA).

“O principal objetivo da premiação, que entra para o calendário anual da JMC, é promover uma cultura unificada, não só com colaboradores próprios, mas também com terceiros, buscando cada vez mais uma excelência em ESG. Com isto vamos incentivar o desenvolvimento de uma cadeia produtiva cada vez mais consciente e sustentável”, explica o Gerente Geral da JMC, Edvaldo Amaral. 

O reconhecimento faz parte do Programa de Gestão de Contratadas, onde as empresas passam duas auditorias, uma a cada semestre, sendo avaliados pontos como o atendimento a requisitos legais, gestão de riscos, padrões internos do sistema de gerenciamento de SSMA, campanhas, organização, gestão integrada e ações de responsabilidade social. 

As prestadoras são divididas em grupos: O grupo 1 é das empresas com atividades em área operacional, com média de efetivo de 10 pessoas e 3 equipamentos; grupo 2 reúne as prestadoras com atividades específicas não relacionadas diretamente a atividade fim da JMC; o grupo 3 é das empresas com atividade contínua em área operacional, grande frota de equipamentos, atividades em mina subterrânea, atividades que envolvem riscos críticos. Já o grupo 4, reúne as empresas com atividades contínuas na área operacional, atividades que envolvem riscos críticos, não enquadradas no grupo 3; e o Grupo 5 inclui as empresas com atividades de transporte de pessoas, que não atuam na área operacional.

Nesta edição, foram avaliadas 26 empresas contratadas e a cerimônia de premiação reuniu mais de 270 pessoas. As empresas e profissionais premiados receberam certificados e troféus pelos seus desempenhos e atendimento aos requisitos durante o ano de 2023.
 
PROFISSIONAIS DESTAQUE DO SERVIÇO ESPECIALIZADO DE SEGURANÇA E MEDICINA DO TRABALHO - SESMT
3º lugar: Categoria Bronze – Luana Nogueira
2º lugar: Categoria Prata – Josenilton Azevedo
1º lugar: Categoria Ouro – Diego Tenório
 
DESTAQUE EM AÇÕES SOCIAIS
3º lugar: Categoria Bronze – Expresso Planalto
2º lugar: Categoria Prata – July Quartzo
1º lugar: Categoria Ouro - Carajás
 
MELHOR DESEMPENHO DE CONTRATADAS
3º lugar: Categoria Bronze
Grupo 1 – GA Equipamentos
Grupo 2 - Fontes
Grupo 3 – July Quartzo
Grupo 4 - Umbra
Grupo 5 - EBEC
2º lugar: Categoria Prata
Grupo 1 - Giron
Grupo 2 - Diefra
Grupo 3 - Geocontrole
Grupo 4 - Carajás
Grupo 5 - Guimarães
1º lugar: Categoria Ouro
Grupo 1 – HD Transporte
Grupo 2 - Sodexo
Grupo 3 - Enaex
Grupo 4 - NPE
Grupo 5 – Expresso Planalto